[Dica] Notebook lento demorando para iniciar como resolver

Publicado em 21 de outubro de 2013 9 Comentários

Recentemente tive contato com um notebook novo da marca Dell Latitude e para minha surpresa, apesar de novo em folha, demorava cerca de 10 minutos para iniciar. Desde então foi uma luta em busca de alguma configuração que pudesse fazer com que essa máquina, novinha em folha, com processador Intel Core i7, topo de linha e 8GB de memória RAM, rodando Windows 7, inicializasse em tempo menor.

Tentei de várias formas, primeiramente tentei o famoso “msconfig”, desabilitei absolutamente tudo e nada, nenhum sinal de melhora. Tentei então desativar diversos serviços que não eram do sistema operacional, também utilizando o msconfig e nada. Outra tentativa que fiz foi colocar mais de um núcleo do processador para processar na inicialização, coloquei 4 núcleos e ganhei fantásticos 10 segundos, ou seja ainda estava demorando 9 minutos e cerca de 50 segundos.

Realizei desfragmentação de disco diariamente, verifiquei o funcionamento de todos os hardwares utilizando o software de diagnóstico da Dell e estava tudo certo, mas nada de resolver o problema.

Foi então que descobri o software Autoruns da Sysinternals (Suite de ferramentas free que foi adquirida pela Microsoft), ele é simplesmente poderoso e foi ele que conseguiu resolver o meu problema. Após o uso deste software consegui reduzir o tempo de inicialização completa de 10 minutos para cerca de 40 segundos. Fenomenal não? Achei tão absurdo que decidi compartilhar o conhecimento.

Para fazer o download (baixar) o aplicativo (gratuitamente), acesse o site: http://download.sysinternals.com/files/Autoruns.zip

Ele é muito pequeno, possui cerca de 500kb.

Como utilizar

1. Após o download, descompacte o conteúdo do arquivo ZIP e execute o aplicativo Autoruns.exe

2. Com o aplicativo aberto, por segurança vamos Adicione um filtro para esconder os itens do sistema operacional, isso evitará que você faça besteira, para isso, vá ao menu Options > Filter Options.

autoruns-01

3. Marque a opção “Hide Microsoft entries” para esconder os itens do sistema operacional e da microsoft, apenas deixe essa opção desmarcada caso você seja um usuário expert e entenda muito do sistema operacional.

autoruns-02

4. Acesse guias/abas “Logon”, “Scheduled Tasks” e “Services”, uma a uma, você irá encontrar muitos itens que podem ser desativados nestas guias. A maioria dos causadores da lentidão na inicialização são encontrados ali. Analise item a item e desmarque todos os itens das guias citadas que não forem essenciais para o bom funcionamento do sistema. Na dúvida desmarque ou pergunte aqui em nosso site, utilize a área de comentários que responderemos o mais rápido possível.

autoruns-03

5. Clique em Salvar, grave o arquivo que o aplicativo irá solicitar e reinicie o sistema.

Pronto!

 

Tem alguma dúvida? deixe seu comentário que faremos o possível para ajudá-lo. Deixe seu comentário também caso este tutorial tenha resolvido o seu problema como resolveu para mim. Compartilhe nosso site com seus amigos e não deixe de curtir nossa página no Facebook, Google+ ou Twitter.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Comments (9)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Wender disse:

    OLá…tenho um Ultrabook Asus S46C C17, ele iniciava super rapido, mas depois de formatar etc…agora ele fica parado uns 2min na tela de bot ASUS para depois aparecer o windows iniciando, ja tentei de tudo mas n consigo resolver meu problema

    • Ultrabook disse:

      Olá colega, você já tentou o nosso passo a passo descrito neste artigo? Teve algum resultado após executar este procedimento? Deixe seu comentário esclarecendo melhor tudo que você já tentou fazer. Teremos o maior prazer em tentar lhe ajudar. Conforme este artigo tente desativar tudo que não for da microsoft nas abas “LOGON”, “SCHEDULED TASKS” e “SERVICES”.

  2. marcelo disse:

    Usei e não adiantou, mesmo assim, valeu a tentativa

  3. vinicius disse:

    Velho, meu caso foi exatamente igual a sua descrição. i7 + 8Gb …
    Pena que demorei a achar este tópico, antes já tinha feito:
    1- atualizei o windows 7 (x64) completamente
    2-baixei combo fix para ver se tinha algum vírus
    4-baixei o malware anti-malware idem
    5-fucei no msconfig de todas as formas
    6-fucei no “serviços” do windows também
    7-baixei alguns fix que prometiam arrumar, exemplo, 980408 e o 977346
    8-passei o ccleaner
    9-advanced windows care 7
    9-desfragmentarei com o PerfectDisk 12.5
    10- mais uns outros tantos programas que mexi
    8-por fim, vi seu blog :)
    Para quem tiver o mesmo problema algumas dicas
    o meu demorava uns 4 minutos para iniciar, entrei pelo modo de segura (no meu notebook era pressionando f8) e ele iniciou nos 40~50 segs.
    Isso serviu para mostrar que era alguma coisa instalada (e não problema de hardware).
    depois passei o ccleaner e o advanced windows care 7
    depois mecha no básico no “msconfig” e se ainda assim não resolver, usar o “autoruns”. exatamente como o descrito, “”desativar tudo que não for da microsoft nas abas “LOGON”, “SCHEDULED TASKS” e “SERVICES””.
    Resolvido, agora é só ir inicializando aos poucos os programas e ver qual foi o problema.

  4. vinicius disse:

    A propósito, seu post foi publicado no dia do meu aniversário. Thanks! uhauahua

  5. Bento disse:

    Muito obrigado pela dica, comprei meu inspiron 15r no natal, e achei um absurdo uma máquina com a quarta geração do core i7 e 8 giga de ram, não inicializar um sistema em menos de 10 minutos, creio que seu tópico me ajudou em partes, gostaria de saber quais programas posso desmarcar no autoruns, tendo em vista que alguns parecem ser de inicialização de driver de wireless, som, etc…
    Mas muito obrigado por compartilhar sua ajuda.

  6. Mirian Gomes disse:

    Baixei o programa mas não consigo desativar as opções :(
    Vcs podem me ajudar por favor?! Aguardo resposta! Obrigada!!!

  7. Jerson disse:

    Eu tenho um notebook da Dell e quando eu vou abrir uma propriedade de qualquer arquivo ele demora para abrir, eu queria saber o que ele tem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>